E.E.F. Bairro das Nações

E.E.F. Bairro das Nações

terça-feira, 3 de abril de 2012

SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS


OVO

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.





COELHO



Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.
CORDEIRO



O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.

PÃO E VINHO/ UVA E TRIGO

O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho ou trigo e uva simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.
VELA



As  velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.

PEIXES

É o mais antigo símbolo de cristo, O grande peixe


GIRASSOL


Está sempre voltado para o sol e nós devemos estar voltados para Deus.

SINOS




Alegria; novos tempos

Nenhum comentário:

Postar um comentário