quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil


    
 

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do 
Livro Infantil, porque foi nessa data, no ano de 1882, que nasceu Monteiro Lobato, que foi o criador da literatura infantil no Brasil. São dele as obras Reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, O saci, Viagem ao céu. Nesses e em outros livros, as conhecidas e queridas personagens do Sítio do Picapau Amarelo - Pedrinho, Narizinho, a boneca Emília, Tia Nastácia e D. Benta, Visconde, Saci-Pererê, Marquês de Rabicó, a Cuca, entre outros, fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras.

Como estimular seu filho a ler


A família é a base importante para a criança e além de tantas outras obrigações, podemos destacar a “leitura”, porque a criança aprende com estímulos e principalmente através dos exemplos. A família é o suporte para o bom desenvolvimento (físico, afetivo,cognitivo, intelectual) da criança. A leitura deve ser desenvolvida em casa também, e a família deve estar presente nas atividades dos filhos e interagir sempre, estimulando o ensino-aprendizagem de seus filhos.
Algumas dicas para você interagir com o seu filho e estimulá-lo à leitura, pois ela é indispensável nos dias atuais.
    1. Converse sobre os temas   
     Fique por dentro das leituras pedidas pela escola e pergunte sobre interesses, preferências e curiosidades.
     2. Estimule o olhar crítico
     Peça para a criança ler livros para vocês e questione sobre a leitura. Isso estimula o pensamento crítico.
                                            3. Tenha livros à vista  
    Deixe os livros num móvel acessível. Eles devem ficar ao alcance da mão, para que não seja necessário pedir a um adulto quando der vontade de ler.
      4. Frequente livrarias 
     Sempre que puder, leve seu filho a livrarias e espaços culturais. Nesses locais, autores lançam livros em eventos com contação de histórias, rodas literárias e sessões de autógrafos.  
    5. Conheça os gostos dele  
    Esteja atento às preferências do seu filho. Para os maiores, os diários são espaços divertidos para escrever e treinar o português. Já as crianças menores gostam de criar poemas e pequenos livros. 
     6. Brinquem com as palavras  
    Jogos que envolvam leitura de textos, composição de palavras e formação de frases ajudam a aumentar o vocabulário e o treino da linguagem. Divirtam-se juntos.   
  1. 7. Leiam juntos na cama 
    É muito bom escolher um livro com o seu filho e fazer uma leitura interativa com ele, por exemplo cada um lê um pouco e comentam sobre o que leu, estará auxiliado também na interpretação de texto.  
    8. Mostre obras cinematográficas
    Alguns dos filmes que seu filho adorou, como Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, O pequeno Príncipe, branca de Neve e os sete Anões ou O Senhor dos Anéis, foram adaptados de obras literárias. Ofereça os textos originais. 

     
     9. Dê livros de presente
    Ao presentear as crianças da família, procure dar livros interessantes. O exemplo dos adultos em relação à leitura influencia muito na formação de bons leitores.

Angelita dos Santos.

2 comentários: