segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO DO LIVRO NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, uma parceria entre Sala Regular e o Atendimento Educacional Especializado- AEE


Conforme a Política Nacional para Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) , as pessoas com deficiência devem estar em salas regulares do sistema educacional e não mais segregadas em escolas especiais e ou salas especiais. As crianças com deficiências ou necessidades educacionais especiais devem ser atendidas em Salas multifuncionais ou salas de Recurso para o atendimento educacional especializado.
Para que haja uma educação inclusiva é necessário que se compreenda a indispensável interlocução entre ensino regular e Atendimento Educacional Especializado, de forma que seja construída uma prática cooperativa e global, possibilitando organizar serviços de apoio mútuo.

È nesta perspectiva de Educação Inclusiva que iniciamos neste ano o AEE, na Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações, em parceria com a sala de recursos e a professora Ivanilde S. Pitton dos 2º anos das Séries Iniciais, começamos a desenvolver  o projeto baseado no Livro Ninguém é Igual a Ninguém - O lúdico no conhecimento do ser, das autoras Regina Otero e Regina Rennó.

O objetivo deste projeto é propiciar um momento no qual os alunos reflitam e questionem sobre os preconceitos que presenciam e/ou vivenciam. Assim promovemos essa valiosa oportunidade para que desenvolvam o discernimento sobre o tema escolhido, passem então a analisar os fatos, podendo optar por agir criticamente contra posturas preconceituosas, e a realização dessa experiência possa e deva encaminhar para uma conduta individual cada vez melhor.
Neste projeto pode-se explorar a leitura e as diferentes formas de expressão. Como parte do trabalho, é importante socializar as produções dos alunos, por exemplo, montando painéis, publicando pequenos livros, apresentando dramatizações. O texto permite também desenvolver o tema transversal Ética, enfocando o respeito por si e pelo outro.

Este projeto "Ninguém é Igual a Ninguém" ainda prevê mais encontro com a turma e em breve, será estendido para as demais séries.

Professora do AEE- Edna Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário