quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Estratégias Para Alfabetização

           Trabalhando com os alunos do 1º Ano “B" no processo da alfabetização estou percebendo que ao automatizar o alfabeto, distinguir os sons e a escrita das vogais, independentes das consoantes, percebo que a junção de consoante mais vogal se faz com precisão de modo oral.
          - Macaco começa com...MA - diz a criança.
         Então porque não trabalhar as sílabas e formar palavras?
         Formar para a criança, pedir para ela repetir o que foi feito, sempre dando significado à palavra.
         Apresentar  um quadro de sílabas , colar em cartolina  e dar para as crianças recortar,  formando fichas com as sílabas. Solicitar que cada crianças forme  em sua carteira palavras conhecidas. Outra sugestão é pedir para a criança separar as sílabas que ela conhece e tentar formar as palavras. São atividades que são desafios que elas gostam... se divertem e aprendem. Dá bons resultados!
        Neste processo também é viável trabalhar palavras com duas sílabas, depois três e assim por diante.
Já estou conseguindo resultados com as crianças com hipótese de escrita silábica com valor sonoro e silábica/alfabética.
       Compartilho tabelas de sílabas que poderão ser lidas nas aulas e em casa com ajuda dos pais. Os mesmos podem ser orientados para ajudarem seus filhos.

                                                                                                      Profª Aydir Fátima Balvedi























Nenhum comentário:

Postar um comentário