Trabalhando com os
alunos do 1º Ano “B" no processo da alfabetização estou percebendo que ao
automatizar o alfabeto, distinguir os sons e a escrita das vogais,
independentes das consoantes, percebo que a junção de consoante mais vogal se
faz com precisão de modo oral.
- Macaco começa com...MA - diz a criança.
Formar para a criança, pedir para ela repetir o que foi feito,
sempre dando significado à palavra.
Apresentar um quadro de
sílabas , colar em cartolina e dar para
as crianças recortar, formando fichas
com as sílabas. Solicitar que cada crianças forme em sua carteira palavras conhecidas. Outra
sugestão é pedir para a criança separar as sílabas que ela conhece e tentar
formar as palavras. São atividades que são desafios que elas gostam... se divertem
e aprendem. Dá bons resultados!
Neste processo também é viável trabalhar palavras com duas
sílabas, depois três e assim por diante.
Já estou conseguindo resultados com as crianças com hipótese de
escrita silábica com valor sonoro e silábica/alfabética.
Compartilho tabelas de sílabas que poderão ser lidas nas aulas e
em casa com ajuda dos pais. Os mesmos podem ser orientados para ajudarem seus
filhos.
Profª Aydir Fátima Balvedi
Nenhum comentário:
Postar um comentário