terça-feira, 10 de junho de 2014

Atividade Segundo ano "A"

TERRÁRIO


        Terrário é uma miniatura de um ambiente, construído dentro de um vidro fechado, com areia, pedras, terra e plantas de pequeno porte, um pequeno ecossistema.


O terrário funciona como um modelo do “PLANETA TERRA”. Nele encontramos todos os fatores ambientais que permitem a vida: luz e calor do sol, terra, oxigênio, gás carbônico, água, etc. Através dele podemos observar o processo de equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente.

        Dentro de um terrário exposto à luz, ocorrer a FOTOSSÍNTESE, com produção de oxigênio, a água evapora e quando a umidade chega ao nível de saturação ela precipita sobre as plantas, ou seja, através de um terrário podemos evidenciar o ciclo da água e do oxigênio indispensáveis a manutenção da vida, como numa simplificação do funcionamento da atmosfera terrestre e ainda o ecossistema animal.



A turma do Segundo no "A" está estudando esta transformação ecossistêmica, e durante alguns dias estarão observando este processo, para tanto além da elaboração do terrário  registraram em desenhos e texto esta atividade.






























Um comentário: