O movimento é próprio do ser humano, desde o ventre materno o feto realiza fantásticas acrobacias. Quando o bebê nasce, usa seu corpo para manifestar e transmitir o que está se passando com ele através de diferentes movimentos.
Com o passar do tempo acontece a evolução e o domínio desses movimentos e assim, a criança adquire mais desenvoltura e afinidade com o próprio corpo.
Uma brincadeira muito popular que auxilia a criança nesse desenvolvimento é pular corda. Elas podem pular sozinhas ou em grupos (o que é muito mais divertido).
Pular corda é um exercício físico que ajuda as crianças a terem melhor coordenação motora de braços e pernas, equilíbrio, velocidade e agilidade. Também promove noção de espaço, tempo e rítmo. Esta atividade pode ser feita em qualquer lugar: na sala de aula, no pátio da escola ou da casa,... é uma brincadeira muito fácil e que exige só mesmo uma corda e disposição dos adultos: pais, professores,... Exige também tirar um tempo para estimular as crianças a participarem dessa brincadeira e de tantas outras que farão delas seres humanos mais saudáveis.
Professora do Pré A e B
Lurdes De Lorenzi Ribeiro